Influência das ideias iluministas no Brasil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Influência das ideias iluministas no Brasil

Mensagem  Admin em Ter Fev 15, 2011 12:19 am

Pessoal, esse será nosso primeiro trabalho.
Esse espaço será para vocês postarem o resultado de suas pesquisas.
Também será um espaço para a postagem de vídeos e fotos sempre relativos ao assunto que estamos trabalhando, ok?
Grande beijo pra vcs.

Admin
Admin

Mensagens: 6
Data de inscrição: 15/02/2011

Ver perfil do usuário http://ruthrocha8.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Influência das ideias iluministas no Brasil

Mensagem  maria_fernanda em Seg Mar 14, 2011 8:07 pm

O século XVIII, também chamado de "Século das Luzes", foi um momento histórico em que se aprofundaram as críticas ao Antigo Regime e em que se propuseram novas formas de organização social, política e econômica.
O ideal Iluminista difundiu-se na Europa ao longo do século XVIII, principalmente a partir da obra de filósofos franceses e teve grande repercussão na América; primeiro influenciando a Independência dos EUA e posteriormente as colônias ibéricas
Outra importante influência que marcou a Inconfidência Mineira foi a Independência das 13 colônias inglesas na América do Norte, que apoiadas nas idéias iluministas não só romperam com a metrópole, mas criaram uma nação soberana, republicana e federativa. A vitória dos colonos norte americanos frente a Inglaterra serviu de exemplo e na América ibérica, incluindo o Brasil o apoio dos norte americanos ao movimento de rebelião contra a dominação portuguesa, que estava preste
s a eclodir no Brasil.

maria_fernanda

Mensagens: 1
Data de inscrição: 08/03/2011
Idade: 15
Localização: Miracema-TO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Iluminismo

Mensagem  Hicaro em Seg Mar 14, 2011 10:39 pm

O Iluminismo

As transformações econômicas e sociais da Idade Moderna, principalmente a Revolução Industrial e os progressos científicos, provocaram mudanças na maneira de pensar e de sentir dos europeus.
A Revolução Inglesa do século XVII e a Revolução Industrial do século XVIII foram conduzidas pela burguesia inglesa, o objetivo desses movimentos revolucionários era destruir as estruturas econômicas, sociais e politicos que sustentavam o Antigo Regime, tais como o direito divino dos reis, a política econômica mercantilista e o poder político da Igreja Católica.
A crise do Antigo Regime foi acompanhada por um conjunto de novas idéias filosóficas e econômicas que defendiam a liberdade de pensamento e a igualdade de todos os homens perante as leis. As idéias econômicas defendiam a prática da livre iniciativa. Esse movimento cultural, político e filosófico que aconteceu entre 1680 e 1780, em toda a Europa, sobre tudo na França, no século XVIII, ficou conhecido como Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes.
Os iluministas caracterizavam-se pela importância que davam à razão. Somente por meio da razão, afirmavam ser possível compreender perfeitamente os fenômenos naturais e sociais. Essas idéias baseavam-se no racionalismo. Defendiam a democracia, o liberalismo econômico e a liberdade de culto e pensamento. Na verdade, o Iluminismo foi um processo longo do qual as transformações culturais iniciadas no Renascimento prosseguiram e se estenderam pelo século XVII e século XVIII.
As idéias iluministas influenciaram movimentos como a Independência dos Estados Unidos, a Inconfidência Mineira e a Revolução Francesa.




Hicaro

Mensagens: 1
Data de inscrição: 14/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Iluminismo

Mensagem  Talyta em Seg Mar 14, 2011 10:40 pm

O ILUMINISMO

O Iluminismo, uma das grandes etapas da civilização ocidental, deve seu nome à sua oposição a um pretenso obscurantismo da Idade Média; foi um movimento vasto e complexo, baseado: 1- na nova ciência experimental 2- no racionalismo cartesiano, especialmente pela difusão do empirismo de John Locke.
Revolução Gloriosa marcou o fim do absolutismo na Inglaterra, criando assim, um país burguês = tudo que existe de recursos (tanto no campo material, quanto no campo humano) seria usado em favor da burguesia, gerando acumulo de capital, o que faz da Inglaterra o país mais rico da Europa.
As burguesias dos outros países perceberam que os ingleses conseguiram abater o Antigo Regime, o rei é deposto, acaba o absolutismo, acaba a sociedade estamental e acaba o Mercantilismo. Então, eles tentam fazer a mesma coisa, sobretudo na França que é "grudada" na Inglaterra. Tudo que se faz na Inglaterra, reflete na França e a burguesia percebeu que se não tomasse uma atitude quanto à destruição do A.R., eles seriam destruídos, pois os ingleses vão acumular toda a riqueza existente na Europa e os outros países vão empobrecer, as burguesias vão à falência (se não há lucro, não há como viver dentro do sistema capitalista).
Desse modo, torna-se necessário derrubar o A.R. e o processo mais traumático foi na França. Os principais filósofos iluministas estarão na França, os pensadores econômicos também.
A burguesia surgiu no Mercantilismo e tinha espaço = criava cartas de monopólio, concessões, falta de concorrência; assim a burguesia surge e vai tomando os espaços, mas vai chegar um momento em que a burguesia está tão grande que ela precisa acabar com o Mercantilismo, precisa assumir o controle da sociedade que era tripartida (Absolutismo nada mais é que um feudalismo transformado)
As 2 primeiras camadas não fazem nada e ainda acabam com a riqueza do Estado, enquanto isso todo o resto da população tem que trabalhar para sustentar as outras 2 camadas. Então deve-se destruir essa sociedade e criar uma sociedade de classes.
Maquiavel, Hobbes, Bodin e Bossuet diziam que o rei devia ser absoluto, agora a burguesia tem que pagar para filósofos para que estes combatam os ideais absolutistas, criando outras filosofias (deve-se negar os princípios mercantilistas e defender a igualdade entre os homens).
O Iluminismo é o momento (corrente) filosófica que tem como base a Razão. E os dois filósofos que não são iluministas, mas serviram de fundamento para a racionalidade foram René Descartes e Isaac Newton, são eles que vão dar a base para que o movimento aconteça.
René Descartes: Descartes dizia que o homem deve desconfiar de tudo para poder acreditar em alguma coisa. Criou o método cartesiano para explicar um assunto através de um ponto racional. O sobrenatural não existe.
Isaac Newton: diz que tudo o que existe no mundo respeita as leis físicas o sobrenatural não existe.



Talyta

Mensagens: 1
Data de inscrição: 14/03/2011
Idade: 15
Localização: Miranorte-to

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A influencia das ideias ilumistas no Brasil

Mensagem  Admin em Seg Mar 14, 2011 10:58 pm


1763 -> A capital do Brasil muda de Salvador para o Rio de Janeiro, com a descoberta de ouro nas Minas Gerais (isto porque o porto mais próximo da região mineradora era o Rio de Janeiro). Porém, ainda vigorava sobre o Brasil o PACTO COLONIAL, que obrigava a colônia, comercializar exclusivamente com a metrópole.
A sociedade colonial era estimada em 2 milhões de pessoas por volta de 1800, com maior concentração em Pernambuco (19,7%).
No Brasil, 65% da população era de africanos e seus descendentes. Os brancos somavam 28% da população. O restante eram indígenas e mestiços.
Século XVIII – século das luzes.
Ideias iluministas – razão e experiência.
Estudantes brasileiros na Europa – influencia do iluminismo.
Inconfidência Mineira – instalação de uma Republica.
Tiradentes – Joaquim José da Silva Xavier.

ingrid Gomes
8° ruth rocha

Admin
Admin

Mensagens: 6
Data de inscrição: 15/02/2011

Ver perfil do usuário http://ruthrocha8.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Influência das ideias iluministas no Brasil

Mensagem  Admin em Seg Mar 14, 2011 11:03 pm

Que bom turminha, vocês pegaram o jeito...rsss. Mas quero vê a participação dos demais também. Deixa que em sala de aula eu reforço isso com cada um....hehehehehe.
Gostei das análises. Como vocês podem perceber, o Iluminismo foi fundamental para o pensamento e o surgimento da cultura moderna européia. E consequentemente se tornou referência para a história de outros mundos, outras realidades. A diferença entre hoje e o ontem (passado), é que hoje a informação circula sob segundos...a mudança ela é tão rápida, que nem sentimos....diferente daquela época.
Muito bom!!!!

Admin
Admin

Mensagens: 6
Data de inscrição: 15/02/2011

Ver perfil do usuário http://ruthrocha8.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

A influência das ideias iluministas no Brasil .

Mensagem  giovanna uchôa. em Ter Mar 15, 2011 2:31 am

O iluminismo foi a época de novas ideias que foram surgidas na transição da idade média para a moderna. Foi um período marcado pelo pensamento no qual todos os seres humanos deveriam ter os mesmos direitos perante a lei, os monarcas absolutos precisavam ser derrubados e todos deveriam ser livres para se expressar. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
O iluminismo e suas novas idéias e pensadores adquiriram uma grande vontade de independência, que deu origem à Revolução Francesa, a independência dos EUA e depois a das colônias Inglesas e Espanholas, que conseguiram ser independentes de suas metrópoles.
Os ideais iluministas chegaram ao Brasil através dos jovens de famílias ricas, que pelo motivo de não haver universidades no Brasil, saíam com o intuito de estudar Na Europa. Lá conviviam com ideais iluministas e traziam essas novas ideias para o Brasil. Essas ideias geraram diversos movimentos, mas o que mais repercutiu foi a Inconfidência Mineira, movimento baseado em ideais iluministas.


Giovanna Uchôa .
8º ano Ruth Rocha . Cool

giovanna uchôa.

Mensagens: 1
Data de inscrição: 04/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A influência das idéias iluministas no Brasil.

Mensagem  Gutembergue junior em Ter Mar 15, 2011 4:05 pm

As idéias iluministas tiveram visível influência nos assim chamados movimentos de libertação nacional, a Inconfidência Mineira (1789), Conjuração Baiana (1794) e a Revolução Pernambucana de 1817. Tais idéias chegaram até nós através dos livros de Rosseau, Montesquieu, Locke e outros pensadores liberais que eram contrabandeados (pois a sua simples posse era crime), de intelectuais brasileiros que estudaram na Europa (notadamente em Montpélier- França) e através da Maçonaria instituição que, em sua busca pelos ideais de liberdade, fraternidade e igualdade, teve importante papel no processo de independência do Brasil.
A influência iluminista no Brasil colonial a partir de fatos que ocorreram em Minas Gerais na segunda metade do século XVIII.
Partindo do pressuposto de que essas idéias representam um sistema de relações
político-econômicas e sociais que negam a organização colonial do período em questão.
Este novo conjunto de idéias é justamente o que serve para que os colonos formulem a
crítica para mais tarde tentarem provocar uma ruptura das relações coloniais. Gutembergue lopes da silva júnior Very Happy 8º Ruth Rocha

Gutembergue junior

Mensagens: 1
Data de inscrição: 15/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Influência das idéias Iluministas no Brasil

Mensagem  Rosa Maria A. B. Souza em Ter Mar 15, 2011 9:39 pm

Influências do Iluminismo no Brasil

O termo Iluminismo indica um movimento intelectual que se desenvolveu no século XVIII, cujo objetivo era a difusão da razão, a "luz", para dirigir o progresso da vida em todos os aspectos. Mais do que um conjunto de idéias foi uma nova mentalidade que influenciou grande parte da sociedade da época, de modo particular os intelectuais, a burguesia e mesmo alguns nobres e reis.
No Brasil, à queda da lavoura açucareira e a transferência do centro econômico para Minas Gerais, em razão da extração de minério, e Rio de Janeiro, onde o mesmo era comercializado. Nesta nova mentalidade comercial e burguesa, o Brasil dá margem à repercussão do pensamento iluminista francês.
O cenário mineiro ganha um novo estilo com a evolução da economia e torna-se lugar de vários acontecimentos marcantes da história: a Inconfidência Mineira, Tiradentes, as obras do artista Aleijadinho e a literatura árcade.
Porém, se por um lado os ideais do Iluminismo influenciavam a classe burguesa dominadora que surgia nas cidades, por outro a literatura se apoiava no Neoclassicismo, inspirado em frases latinas de Horácio, como fugere urbem (“fugir da cidade”) e carpe diem (“aproveite o dia”).
Nas produções artísticas, de modo geral, podemos constatar uma liberdade maior sobre temas, texturas e traços. Além disso, os quadros que se concentravam nas mãos dos monarcas franceses, passam a ser expostos para visitação pública no palácio do Louvre, Paris.


Rosa Maria A. B. Souza

Mensagens: 1
Data de inscrição: 15/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Influência das ideias iluministas no Brasil

Mensagem  Admin em Qua Mar 16, 2011 1:08 am

Talyta, uma correção no seu texto: não sei onde você tirou a informação, mas Renné Descartes e Issac Newton eram iluministas sim, e foram os pais do movimento.
Vamos tomar mais cuidado ao escrever as informações: uma palavrinha trocada, pode mudar todo o sentido ok?
Bjux

Admin
Admin

Mensagens: 6
Data de inscrição: 15/02/2011

Ver perfil do usuário http://ruthrocha8.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

A influência das ideias iluminidtas no Brasil .

Mensagem  Amanda Brito em Qua Mar 16, 2011 2:09 am

O iluminismo foi uma época de novas idéias, as tais que surgiram na transição da idade média para a moderna.Foi um tempo em que todos deviriam ter direitos iguais perante a lei, todos deviram ser livres para fazer o que quisece.Esse movimento fez com que ocorresse mudanças políticas,econômicas e sociais baseados nos ideais liberdade,fraternidade e igualdade.
As ideias iluministas ocorreram na Europa durante o século XVIII principalmente a partir da obra de filósofos franceses e teve grande repercussão na América; primeiro influenciando a Independência dos EUA e posteriormente as colônias ibéricas.Outra importante influência que marcou a Inconfidência Mineira foi a Independência das 13 colônias inglesas na América do Norte, que apoiadas nas idéias iluministas não só romperam com a metrópole, mas criaram uma nação soberana, republicana e federativa. A vitória dos colonos norte americanos frente a Inglaterra serviu de exemplo e na América ibérica.
Pelo motivo de não haver universidades no Brasil, saíam com o intuito de estudar Na Europa. Lá conviviam com ideais iluministas e traziam essas novas ideias para o Brasil. Essas ideias geraram diversos movimentos, mas o que mais repercutiu foi a Inconfidência Mineira, movimento baseado em ideais iluministas. Os ideais iluministas chegaram ao Brasil através dos jovens de famílias ricas.
Very Happy

Amanda Brito

Mensagens: 1
Data de inscrição: 16/03/2011
Idade: 16
Localização: Miracema-TO

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

As influências das ideias iluministas no Brasil

Mensagem  Emerson em Qui Mar 17, 2011 3:41 am

O século XVIII, também chamado de "Século das Luzes", foi um momento histórico em que se aprofundaram as críticas ao Antigo Regime (foi o período em que predominou o capitalismo comercial, o absolutismo, o sistema colonial e a sociedade baseada em estamentos) e em que se propuseram novas formas de organização social, política e econômica.
Aconteceu na Europa na segunda metade do século XVII. Tem o presente Artigo objetivo de demonstrar a influência filosófica do Iluminismo no ordenamento Judico brasileiro. Demonstrando essa influência de forma critíca e acessível concluindo com a reflexão alcancada diante do tema apontando alguns efeitos , benefícios e Maleticos de sua positivação no ordenamento jurídido .

Emerson

Mensagens: 1
Data de inscrição: 16/03/2011

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum